O banheiro pode ser o lugar de um ritual aprendido entre estudantes, de uma experiência inesperada ou de uma associação entre personagem e escola. O recorte compara essas formas de presença sem presumir uma única identidade para todas as figuras.
As sete fichas que recebem a categoria Fantasma de banheiro: duas com experiência própria narrada, quatro de tradição oral e uma indireta. Quatro fichas utilizam o mesmo texto de Cartas de Cultura, uma concentração importante para a leitura do conjunto.
Variante escolar registrada por Andriolli Costa; não é apresentada como experiência pessoal de quem a conta.
Na Escola Padre José Valentim, a Mulher do Algodão é associada ao algodão na boca. Sua presença seria provocada por chutes no vaso e ofensas repetidas.
Ponto de comparação. A sequência de ações faz parte da narrativa e estabelece uma forma de chamar a figura. A história de violência que explica sua origem não é um crime documentado.
Andriolli Costa · Cartas de Cultura · 28/11/2023 e 11/12/2025: datas exibidas na página
Outra variante da mesma escola, registrada no mesmo texto de Andriolli Costa.
A Mulher do Algodão Doce apareceria ao abrir a porta do box depois de uma sequência ritual. A personagem é associada, na narrativa, a uma merendeira.
Ponto de comparação. Compartilhar escola e publicação não torna a personagem idêntica à Mulher do Algodão. A biografia atribuída à figura permanece parte da lenda.
Andriolli Costa · Cartas de Cultura · 28/11/2023 e 11/12/2025: datas exibidas na página
Reportagem retrospectiva preserva o relato atribuído à estudante Diana Batista Ramos.
Num banheiro escolar da Vila Universitária, em Campo Grande, a estudante teria encontrado uma mulher loira, vestida de noiva, com algodão no rosto. A figura pede que o algodão seja retirado para conseguir a salvação; a menina foge.
Ponto de comparação. Há um pedido da figura à estudante; o trecho consultado não descreve invocação. A escola foi mantida em sigilo e a edição original de 1981 ainda exige cotejo.
A reportagem de 2022 reúne memória da cobertura de 1989, recolha posterior e entrevistas.
Na escola Amadeo Jacques, em La Banda, alunos disseram ter encontrado uma mulher de branco nos banheiros. O medo circulou entre famílias e profissionais. Laura Vaquez recorda frio e sensação de presença, sem afirmar que viu a mulher.
Ponto de comparação. É preciso separar as visões atribuídas a alunos da experiência sensorial de Vaquez. A hipótese de assassinato que circula como origem não tem documentação apresentada na reportagem.
Entrevistas e registro de variantes locais tratam da associação entre Maria Augusta e a Loira do Banheiro.
Em Guaratinguetá, Maria Augusta é associada à escola instalada na antiga residência de sua família. Os entrevistados discutem memória e tradição local, sem declarar um avistamento próprio.
Ponto de comparação. A associação a uma pessoa e a um edifício constitui outra forma de enraizar a narrativa. Ela não demonstra uma origem única para as figuras dos demais banheiros.
Rebeca Oliveira e Nayani Real · Folha de S.Paulo · #Hashtag · 2024
Andriolli Costa · Cartas de Cultura · 28/11/2023 e 11/12/2025: datas exibidas na página
Seu Oscar conta o próprio encontro no Theatro São Pedro.
Durante o fechamento do banheiro, Oscar diz ver uma mulher de vestido preto caminhar até a pia e desaparecer. O relato consultado não descreve uma invocação.
Ponto de comparação. Trata-se de um ambiente de trabalho e de uma figura de roupa preta. Esta ficha amplia o recorte para além das variantes escolares.
Alcance desta leitura. Quatro das sete fichas usam AUT01, de Andriolli Costa. Personagens distintas não equivalem a quatro recolhas independentes. Tradição de invocação, sensação de presença e visão declarada são bases diferentes; ausência de um ritual no texto significa apenas que ele não foi descrito.
Explorar as 7 fichas deste recorte
A base indica o registro principal da ficha na revisão do corpus; uma ficha pode reunir mais de uma forma de relato. “Categoria em variante” informa que o motivo pertence a outra versão, sem atribuí-lo a todos os episódios. Em telas pequenas, a tabela pode ser deslizada na horizontal.
Esta leitura usa o corpus revisado em 21/10/2026: 111 fichas ativas, após o exame de 129 registros. Os recortes são entradas de estudo e podem se sobrepor. Teatros reúne cinco fichas selecionadas pelo edifício; transporte e banheiros usam as categorias já atribuídas às fichas, inclusive quando um motivo aparece em variante.
A unidade de contagem é a ficha narrativa. Uma ficha pode reunir versões, fontes e mais de uma figura. Publicações que repetem uma entrevista, duas figuras numa mesma viagem ou relatos transmitidos por colegas não são automaticamente encontros independentes. As bases do registro seguem a revisão do corpus.
As cenas comentadas são paráfrases dos registros atribuídos nas fichas. Depoimento próprio, relato indireto, tradição oral, registro visual e ocorrência explicada recebem identificações diferentes. As interpretações de cada estudo aparecem como hipóteses de leitura. Informação ausente no texto permanece não descrita; não vira prova de que algo não aconteceu.
O conjunto resulta das buscas e fontes disponíveis, com concentrações de publicações e diferenças de recolha. Seus totais não medem a frequência de crenças, a incidência de encontros nem permitem comparar países por prevalência. As imagens de entrada são fotografias fornecidas ao Atlas, com edição de nitidez, sépia e desgaste sobre toda a superfície fotográfica. Elas ilustram os territórios e não documentam as aparições.
Leitura comparativa: Atlas de Aparições · 21/10/2026. As páginas dos PDFs indicam a posição no arquivo digital; a numeração impressa e a cadeia de transmissão constam nas notas de cada ficha.